Conferência Final do Projeto TESTEd: “Teaching the Future- Re-Shaping the Present”

A conferência “Ensinar o Futuro Remodelando o Presente”, que marcará o encerramento do Projeto TESTEd - Towards a European Syllabus in Teacher Education, irá decorrer no dia 3 de abril de 2025, em Bochum, na Alemanha, com possibilidade de transmissão e de participações online.

Este projeto, financiado pela União Europeia (UE), tem desenvolvido trabalhos sobre o tema das práticas transcurriculares de ensino e de aprendizagem na formação de professores.

Os processos de transformação social em toda a UE tornam cada vez mais importante a preparação dos(as) professores(as) para as questões transversais interdisciplinares com que se deparam nas salas de aula. É sobre o lema “Ensinar o Futuro Remodelando o Presente” que assenta este consórcio internacional, a fim de encontrar soluções para os desafios, tendo como pilares as cincos questões transversais do Projeto TESTEd:

• Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD);
  • Educação Democrática e Cidadania Ativa;
  • Diversidade e Igualdade de Género;
  • Diversidade Multilingue e Cultural;
  • Digitalização dos Espaços de Aprendizagem.

Alinhados com o tema, a equipa da Universidade Católica Portuguesa (UCP) envolvida no projeto apresentará uma retrospetiva dos 3 anos de desenvolvimento do Projeto TESTEd, o programa de estudos e, ainda, irão debater as perspetivas do presente e do futuro das escolas e da formação de professores(as).

Esta conferência pretende garantir quer a um público científico, quer a professores(as), doutorandos(as), estudantes e escolas o acesso a uma plataforma para apresentarem os seus trabalhos de investigação, projetos e atividades de ensino, no domínio dos cinco tópicos interdisciplinares transversais mencionados.

O prazo para o envio de submissões é até 30 de outubro de 2024, com uma resposta sobre a aceitação da proposta até 25 de novembro de 2024.

Alguma dúvida, contacte tested-erasmus@rub.de

O projeto TESTEd é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito da iniciativa Erasmus+ Teacher Academies.

Mais informação encontra-se disponível no site do projeto: https://tested-network.eu/