Católica Braga forma Instituto de Computação e Ciência de Dados

A Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga formou, oficialmente, o Instituto de Computação e Ciência de Dados (ICCD) com o objetivo de produzir e desenvolver conhecimento nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Após a abertura da Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, no ano que passou, composta por um corpo docente altamente qualificado e especializado em Computação e Ciência de Dados, assim como em Matemática e Estatística, a aposta neste domínio continuou a ser aprimorada.

Neste sentido, foram criados três laboratórios informáticos com o propósito de promover a estreita ligação entre os resultados de investigação neste âmbito e o desenvolvimento e melhoria dos processos no setor industrial nacional. De forma a responder às necessidades dos estudantes, investigadores e docentes desta área científica, estes espaços foram dotados com computadores com um hardware e software capazes de responder aos mais recentes desafios inerentes à recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados, de modo a dotar os alunos com as competências necessárias para ingressar, com sucesso, num mercado de trabalho altamente competitivo.

Consta no plano estratégico as parcerias com empresas tecnológicas e competitivas da região do Minho, para que problemas complexos e reais sejam estudados nos programas das unidades curriculares da Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada.

Em termos estratégicos, o ICCD procura estabelecer parcerias com empresas altamente competitivas e tecnológicas da região do Minho, de forma a incluir problemas complexos e reais nos programas das unidades curriculares que compõem a recém-criada Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada.

Visite o site do ICCD