Pedro Proença abriu as Pós-Graduações da Liga Portugal Business School

Primeira aula das formações especializadas em Organização e Gestão no Futebol Profissional e em Comunicação no Futebol Profissional foi dada pelo Presidente da Liga Portugal.

Liga_ Pedro Proença

As Pós-Graduações organizadas pela Liga Portugal Business School arrancaram esta terça-feira. Pedro Proença, Presidente da European Leagues e da Liga Portugal, apresentou aos alunos das formações especializadas em Organização e Gestão no Futebol Profissional e em Comunicação no Futebol Profissional os grandes desafios desta indústria. O ano letivo 2024-25 marca uma nova era neste projeto, com a futura mudança para o Arena Liga Portugal, onde haverá um espaço privilegiado para desenvolver novas ofertas formativas adequadas às necessidades dos agentes desportivos.

Tal como é tradição, a Sessão de Abertura decorreu num dos palcos das competições organizadas pela Liga Portugal: desta vez, teve lugar no Estádio do Dragão, no Porto. O Auditório do Museu do FC Porto recebeu os alunos da 9.ª edição da Pós-Graduação em Organização e Gestão no Futebol Profissional, organizada com a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica e em parceria com a Católica Porto Business School, e os da 6.ª edição da Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional, desenvolvida com a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga.

Pedro Proença revisitou os desafios que a Liga Portugal superou, desde que, em 2015, assumiu a presidência. Mostrou como uma instituição à beira da falência recuperou o equilíbrio financeiro e entrou numa trajetória de recuperação e consolidação do crescimento, com nove anos consecutivos de resultados positivos, e ilustrou ainda o peso desta indústria na economia, bem como os desafios que se colocam a toda a comunidade do Futebol.

A aposta na formação de profissionais capazes de dar resposta à especificidade do setor é um dos desafios assumidos pelo Futebol Profissional que marca o crescimento da Liga Portugal, neste período.  “Temos feito um trabalho de profundidade na formação e capacitação dos agentes desportivos e estas duas pós-graduações, que hoje reconhecidas como de grande qualidade, têm feito o seu percurso com naturalidade”, afirmou Pedro Proença, no arranque de uma “experiência única para quem está, durante estes nove meses, em contacto direto com o Futebol Profissional.”