6º encontro “CARE: Promoting Attractive and Responsible Research Careers” na Católica Braga

No dia 28 de setembro realizou-se o 6º encontro da Católica Research (CARE), na Aula Magna António Freire da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Este foi um dia inteiramente dedicado à comunidade de investigação da UCP que se debruçou sobre os desafios atuais da carreira de investigação em Portugal e na Europa.

A Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, abriu a sessão. De seguida, Peter Hanenberg, Vice-Reitor da UCP conferiu uma keynote sobre as questões e os desafios atuais da investigação na Europa.

Posteriormente, decorreu uma mesa-redonda onde se juntaram os reitores Paulo Jorge Ferreira (Universidade de Aveiro) Rui Vieira de Castro (Universidade do Minho) Sílvio Fernandes (Universidade da Madeira) com a moderação de Isabel Capeloa Gil, para discutir o tema “Promover Carreiras de Investigação Atrativas e Responsáveis em Portugal”.

Aida no painel da manhã, decorreu a cerimónia da tomada de posse dos diretores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e da Faculdade de Educação e Psicologia, Bruno Nobre e Raquel Matos, respetivamente.

O período da tarde iniciou-se com uma keynote de Bruno Béu, Assessor do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sobre o tema “CoARA – Capítulo Nacional Português”. Seguidamente, ocorreu uma mesa-redonda sobre as “Carreiras de Investigação: Mobilidade e Interoperabilidade-Oportunidades e Desafios”, sentaram-se nesta mesma Francisco Santos (Vice-Presidente FCT), Ricardo Simões (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Norte), Verena Lino (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura), Nuno Rosa (CIIS), com a moderação de João Cortez (Diretor do Gabinete de Investigação e Inovação).

Audiência CARE

Na continuação do programa da tarde, o painel “CARE4CHANGE- 5 Split Sessions” contou com as intervenções de Pedro Simas (Católica Biomedical Research Center), Bruno Nobre (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais), Henrique Sousa Martins (Faculdade de Direito), João Pereira (Faculdade de Medicina) e Peter Hanenberg (Vice-Reitor da UCP).

No desfecho deste 6º encontro da Católica Research, Peter Hanenberg apresentou o quadro “Rapports das split sessions”.