Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial organiza Congresso em Madrid

Nos dias 10 a 13 de julho decorreu, na Universidade Rey Ruan Carlos - URS, Madrid, o I Congresso Intergeracional Ibero-americano de Educação, Turismo e Direitos Humanos, organizado por Filomena Ponte, Coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga, Elizabete Tavora (SEDUC-CE) e Francinete Giffoni (Médica Psiquitra), em parceria com a Universidade Rey Ruan Carlos (URJC), o Organismo Internacional de Juventude para Ibero-América (OIJ) e Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE).

Debruçado nas áreas do TurismoEducação e Direitos Humanos, este evento reuniu temas relacionados com os diversos objetivos da Agenda 2030, que desempenham um papel fundamental na construção de sociedades mais inclusivas, justas e sustentáveis, com vista a apresentar a diversidade e a complexidade dos desafios que enfrentamos na Ibero-América, assim como abordar problemáticas relevantes no contexto mundial.

Ao longo de 3 dias, foram ouvidos presencial e online, nomes como Luis Manuel Martinez (URJC), Filomena Ponte (UCP - Braga), Soraya Oronoz (URJC), José Carlos Miranda (UCP - Braga), Francisco Silva (Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região), Carla Ferreira (UCP - Braga), Tião Simpatia (Instituto Maria Penha - Brasil) e, ainda, mais de 30 comunicações de doutorandos, mestres e mestrandos da UCP - Braga.

O I Congresso Intergeracional Ibero-americano verificou-se uma oportunidade única para refletir, compartilhar experiências e gerar soluções inovadoras que podem contribuir para o desenvolvimento integral da socidade. Por meio do diálogo e da troca de experiências entre diversas instituições e áreas de estudo, tornou-se possível que a participação ativa e a colaboração entre jovens, adultos e pessoas idosas permitisse a consecução dos Objetivos e a construção de um Pacto Intergeracional.

WhatsApp Image 2024-07-22 at 10.07.04