Porto, Braga, Viseu e Lisboa: 4 campi da Católica envolvidos no projeto de voluntariado internacional FLY

Os quatro campi da Universidade Católica Portuguesa vão participar no FLY, o programa europeu de voluntariado e aprendizagem-serviço. Seja através do envio de estudantes em missões de voluntariado no estrangeiro, seja no acolhimento de voluntários estrangeiros para experiências de voluntariado em Portugal. Um verdadeiro intercâmbio de voluntários.

Cerca de 40 voluntários estrangeiros vão ser integrados em missões nacionais: projeto Homem (apoio a pessoas com comportamentos aditivos e dependentes), projeto Juntos pelos Sorrisos (campo de férias com jovens institucionalizados, serviço de refeições e apoio a sem abrigo e migrantes), projeto Pontes para a Inclusão (Apoio a mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade e pessoas em risco de exclusão social) e projeto Just a Change (reabilitação de casas). Os voluntários são das nacionalidades espanhola, italiana e eslovaca. Dos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa, serão cerca de 11 os estudantes a irem para diferentes missões de voluntariado em Espanha, Itália, Marrocos e Brasil.

“Este ano foi possível envolver os 4 campi da Católica no projeto, o que representa uma grande satisfação pela dimensão una da Universidade e porque representa o trabalho conjunto e articulado de 4 geografias para que os seus estudantes possam usufruir destas oportunidades”, partilha Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa da Universidade Católica no Porto.

“O voluntariado internacional é uma experiência de voluntariado muito completa pois, para além de todas as competências que qualquer voluntariado adquire e põe em prática, permite, também que os estudantes vivenciem diferentes culturas, tradições e modos de vida, ampliando os seus horizontes e promovendo a compreensão mútua entre pessoas de diferentes origens”, acrescenta.

O programa FLY, que reforça o compromisso das universidades participantes com o desenvolvimento sustentável, pretende – sobretudo - sensibilizar as comunidades universitárias para os problemas de migração e dos refugiados e das pessoas em risco de exclusão social e realçar projetos de cuidados às pessoas e à comunidade. Coordenado pelas Universidades espanholas de Comillas (Madrid), Universidade de Deusto (Bilbao) e ESADE (Barcelona), o FLY 2024 junta, para além da Universidade Católica Portuguesa, as Universidades Loyola (Andaluzia, Espanha), LUMSA (Roma, Itália) e Mateja Bela (Banská Bystrica, Eslováquia) e IQS (Barcelona, Espanha).

02-Braga