Isabel Varanda aprovada nas Provas de Agregação da Católica

Professora prestou, ao longo de dois dias, provas públicas tendo em vista a Agregação em Teologia Sistemática, sendo aprovada a sua agregação na Universidade Católica.

Após dois dias intensos em que prestou provas perante um júri composto por sumidades da matéria, a Doutora Maria Isabel Pereira Varanda, que é professora associada na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), viu aprovada a sua Agregação em Teologia Sistemática na UCP - Braga.

No primeiro dia de provas, 27 de maio, na Aula Magna Pe. António Freire SJ da UCP - Braga, a candidata viu, em primeiro lugar, a apreciação do currículo científico, pelos Doutores José Augusto Martins Ramos, Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e João Manuel Correia Rodrigues Duque, Professor Catedrático da Faculdade de Teologia da UCP, tendo estado em análise do relatório relativo ao programa, conteúdo e métodos de ensino teórico e prático da disciplina de ‘Será que a metáfora “casa comum” aplicada ao planeta terra é adequada e útil para uma renovada teologia cristã da criação, no século XXI?’,  a cargo do Doutor Geraldo Luiz de Mori, Professor Titular da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte - Brasil.

No segundo dia, 28 de maior, decorreu a lição de síntese que foi apresentada pela candidata Maria Isabel Pereira Varanda, sendo a apreciação crítica realizada pela Doutora Maria do Céu Patrão Neves, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores.

No final deste seu trajeto, perante um auditório bem composto, com muitos membros da sua família, mas também amigos, colegas de trabalho e alunos, Maria Isabel Pereira Varanda viu o júri dar-lhe os parabéns, desejar-lhe felicidades e declarada como aprovada nas suas Provas Públicas de Agregação em Teologia Sistemática, para gáudio de todos os presentes, tendo irrompido uma estrondosa salva de palmas e de felicitações para com a nova Professora Agregada da Faculdade de Teologia da UCP.