Docentes da FFCS mantêm o compromisso de formação no âmbito da Identidade e Pedagogia Inaciana com a participação nos cursos de formação da UNIJES

Entre os dias 3 e 7 de junho, os docentes Ana Salazar, Daniela Monteiro, José Miguel Vilaça e Maria José Lopes participaram no “Curso de Formación Básica UNIJES” (Módulo I), que reuniu colaboradores docentes e não docentes de universidades jesuítas de toda a Espanha.

Trata-se da segunda participação de docentes da FFCS nesta iniciativa que pretende, através de um conjunto de palestras, workshops e outras atividades como visitas a locais inacianos e a faculdades da UNIJES (Universidades Jesuítas de Espanha), promover a reflexão e o crescimento pessoal e profissional com base na Identidade Inaciana. Desta vez, o evento decorreu na cidade de Manresa, local emblemático na vida de Santo Inácio de Loiola.

No programa de trabalhos do “Curso Formación Básica UNIJES”, destacaram-se as apresentações de Ildefonso Camacho SJ e Xavier Melloni SJ, centradas na contextualização e fundamentação da presença da Companhia de Jesus no ensino universitário; e, partindo da experiência pessoal de Santo Inácio de Loiola, na reflexão sobre a vivência pessoal de cada um e sobre a consciência da missão como colaborador em universidades da Companhia. Foram também muito impactantes as contribuições e sínteses reflexivas de Pello Azpitarte, SJ, e de Albert Florensa, presença constante ao longo da formação.

A FFCS integrou o programa de formação para docentes das universidades jesuítas, concebido pela UNIJES (https://unijes.net/), na sequência do objetivo de reforçar a identidade institucional como Faculdade da Companhia de Jesus e como Universidade Católica.