Isabel Capeloa Gil: “Liderança no feminino faz a diferença se tivermos a ousadia de acreditar na nossa diferença”

A Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, foi uma das personalidades convidadas para 2.ª edição do Forbes Women’s Summit, tendo sido uma das mais aplaudidas durante a sessão da tarde no Estúdio Time Out, em Lisboa.

No painel “O Poder da Liderança – Ask the President”, partilhado com a General Manager Multilingual Region da Foundever, Benedita Miranda, Isabel Capeloa Gil referiu que um dos fatores diferenciadores da liderança feminina está em “não querer imitar outros modelos”.

“A liderança no feminino faz a diferença se tivermos a ousadia de acreditar na nossa diferença”, referiu a Reitora da UCP que é também a primeira mulher a liderar a Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC).

Destacando que “mil anos depois da criação das primeiras Universidades, sobretudo ao nível da liderança de topo a Academia continua a ser maioritariamente masculina”, Isabel Capeloa Gil revelou que está a ser trabalhado pela FIUC um documento de políticas com o objetivo de solicitar a todos os Presidentes, Reitores e Vice-Reitores das Universidades Católicas que se comprometam “com a promoção de mulheres, para alcançar a paridade nas Instituições”.

Atualmente, apenas 8% dos Presidentes, Reitores ou Vice-Chanceleres das Universidades Católicas no mundo são mulheres, sendo que a Presidente da FIUC é, desde 2018, Isabel Capeloa Gil.

No ano em que é a única portuguesa a figurar na lista 50 over 50 da Forbes, Isabel Capeloa Gil deixou ainda um repto – que lhe valeu uma ovação da sala – quando foi questionada sobre a dificuldade de conciliar a vida pessoal e a profissional: “Só teremos uma sociedade verdadeiramente igualitária quando esta pergunta for feita também aos homens. Falamos constantemente desta questão da articulação, os homens também são pais, os filhos são dos dois, precisamos de colocar a questão também aos pais”.

A 2.ª edição Forbes Women’s Summit: “O Poder da Diferença” realizou-se no espaço Time Out Market, em Lisboa e reuniu líderes e agentes de mudança para discutir os desafios e oportunidades para a implementação eficaz da igualdade (de condições e oportunidades) de género em Portugal, realçando o poder das mulheres neste caminho.