Projeto TESTEd organiza evento Maker Space na Finlândia

O evento Maker Space, em Oulu, na Finlândia, decorreu entre os dias 13 e 17 de maio e reuniu participantes das cinco universidades que integram o projeto TESTEd, entre as quais, a Universidade Católica Portuguesa (UCP). A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais fez-se representar pela Investigadora Raquel Rodrigues, com o apoio local do professor Paulo Dias e do professor Cândido Oliveira Martins.

Este evento teve como principal objetivo promover a reflexão sobre as oportunidades e possibilidades do desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos para Professores/as, no âmbito dos cinco tópicos transversais, que, segundo o TESTEd, devem ser colocados em primeiro plano na formação de professores. Os respetivos tópicos são: a educação para o desenvolvimento sustentável; a educação democrática e cidadania ativa; a diversidade e igualdade de género; a diversidade multilingue e cultural; e a digitalização dos espaços de aprendizagem.

Neste sentido, foram organizados diferentes workshops com os/as estudantes dos diversos países com destaque para o workshop sobre as etapas do Design Thinking, de acordo com o modelo de Hasso Plattner, que incidiu desde o diagnóstico dos obstáculos até à criação de recursos didáticos para cada um dos tópicos supramencionados.

Os/As estudantes dos diferentes países tiveram a oportunidade de criar diferentes protótipos destes Recursos Educacionais Abertos, com uma metodologia de trabalho assente na interação internacional e no diálogo colaborativo.

O projeto TESTEd é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito da iniciativa Erasmus+ Teacher Academies.

Mais informação encontra-se disponível no site do projeto: https://tested-network.eu/

Maker Space, em Oulu, na Finlândia
Equipa Maker Space 2