Exposição sobre os 50 anos do 25 de abril na Católica Braga

Na sequência do Encontro “Diálogos de Abril: 50 anos depois”, está patente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga, a “Exposição 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, de visita livre e recomendável, dentro do presente espírito das comemorações da Revolução de Abril.

Esta Exposição compõe-se de uma dezena de grandes painéis ilustrativos e informativos, cujos conteúdos abarcam tópicos muito variados: os Regimes Políticos do Século XX; o Estado Novo; a Contestação à Ditadura; a Guerra Colonial e o MFA; o Golpe de Estado Militar; a Revolução; a Descolonização e as Independências; o PREC; a Democracia; e o Artivismo.

Estes tópicos temáticos referidos perfazem uma sequência temática e cronológica de caráter informativo e evocativo. E, ao mesmo tempo, são acompanhados de ilustrações muito variadas e sugestivas, tornando mais atraente a visualização destes painéis.

A coordenação científica desta exposição pertence ao Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC), contando com o apoio de várias entidades nacionais, tais como a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Plano Nacional das Artes (PNA).

A par de outras iniciativas, esta Exposição surge integrada no programa nacional das Comemorações do 25 de Abril. Sobretudo, é uma forma complementar de evocação desse momento fulcral do Portugal democrático, apresentando uma funcionalidade informativa, pedagógica e cívica.

Num ato de cooperação entre instituições, esta Exposição itinerante foi cedida pela CIM do Cávado e pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva à Universidade Católica (Braga), para ser vista pela comunidade académica durante as próximas semanas, dentro do espírito das atuais comemorações nacionais da Revolução de 1974.