Projeto “Literacia Emergente na Educação Pré-escolar” inicia atividade

projeto “Literacia Emergente na Educação Pré-escolar”, financiado pelo programa Erasmus+, baseia-se em literatura que sistematicamente tem demonstrado a importância da literacia emergente para a motivação das crianças para a leitura e a escrita e para o posterior sucesso escolar. Após ações de formação com partilha de bases científicas, experiências e reflexão conjunta, educadores/as de infância e pais/encarregados/as de educação terão a oportunidade de colaborar e colocar em prática estratégias de promoção da literacia emergente junto de crianças da educação pré-escolar.

O projeto tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas Penafiel Sudeste e como entidades parceiras a Universidade Católica Portuguesa (Portugal), a Akademija za sovremeni edukacii PRO SCIENTIA (Macedónia) e o Instituto Comprensivo Statale Federico II di Svevia (Itália). Na Universidade Católica Portuguesa, o projeto conta com a participação das Professoras Íris Oliveira, Ana Costa e Cátia Marques e do Professor Paulo Dias.

Após articulação em Portugal com os países parceiros, iniciou-se a fase de formação de agentes educativos. Em particular, no dia 6 de maio 2024, decorreu a primeira sessão de formação com educadores/as de infância dos três países. A equipa continuará envolvida em mais sessões formativas e reuniões de trabalho conjunto ao longo do projeto, até 2025.

Projeto “Literacia Emergente na Educação Pré-escolar” inicia atividade
Projeto “Literacia Emergente na Educação Pré-escolar” inicia atividade123