Docente da UCP Braga participa em Encontro Nacional "Por Amor ao Património"

No 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024, o Património Cultural, Instituto Público, promoveu o Encontro Nacional “Por Amor ao Património”, dedicado à reflexão conjunta sobre o papel dos cidadãos e das associações de defesa e valorização do património nas estratégias de mitigação das catástrofes e conflitos que o vitimam, à luz da Carta de Veneza.

Ana Cláudia Fernandes, Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga apresentou a comunicação “Passeio das Virtudes: Pessoa, Património e Virtude”. O projeto/evento público Passeio das Virtudes: Pessoa, Património e Virtude tem como principal objetivo contribuir para a valorização do património do Mosteiro de Tibães alusivo ao tema das virtudes, assim como do património imaterial substancializado no testemunho de pessoas, que na sua forma de estar, ilustrem a virtude.

Em cada ano, com base no trabalho de recolha de testemunhos levado a cabo pela coordenação da Formação Avançada em Psicologia Positiva e Logoterapia, em colaboração com os estudantes da UCP - Braga, são constituídas versões literárias de 7 histórias inspiradoras da prática de forças de caráter para serem lidas pelo Sindicato de Poesia, pelos espaços do Mosteiro alusivos às virtudes. O programa termina na Sala do Capítulo com um concerto de música italiana do séc. XVII pelo Il Filo d´Oro.