Homenagem ao Professor Pedro Cruz

O Professor Pedro Cruz foi Professor da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, desde a criação da Licenciatura, há quase 20 anos. Lecionou Jornalismo Radiofónico, inicialmente, e, pouco tempo depois, também Jornalismo Televisivo, ao longo de todos estes anos, sempre em ambiente de contacto direto com os grandes estúdios de Rádio e Televisão nacionais. Muito do mérito da Licenciatura em Ciências da Comunicação se deve e deveu à marca inconfundível do seu entusiasmo e do seu poder de atração, que o acompanhava sempre como uma luz natural.

O Professor Pedro Cruz foi, entre nós, um dos professores mais apreciados pelos seus alunos, não só pela sua entrega incondicional ao jornalismo, pelo dinamismo e acutilância que colocava nos vários setores da comunicação política, pelos desafios motivadores com que presenteava os seus alunos, incutindo neles o fogo da paixão e o rigor da responsabilidade, mas também pela jovialidade, criatividade e humanismo que manifestava sempre como professor e como jornalista. A pedido dos alunos, proferiu entre nós várias conferências sobre comunicação política e jornalismo televisivo e deu entrevistas, partilhando o seu inesgotável entusiasmo pelo jornalismo e pela vida, e motivando como poucos, com o seu encanto e simpatia naturais, o público.

Também os seu colegas docentes reconheciam no Dr. Pedro Cruz o profissional exímio e o académico crítico e inconformado, o colega de incomparável afabilidade, grande inteligência e criatividade e o jornalista e professor que sabia, como poucos, combinar, com amplo conhecimento cultural, a arte e técnica do entrevistador e comentador político com a indagação filosófica sobre o país e o mundo.

Alunos e colegas lembrarão para sempre o excelente profissional do jornalismo político televisivo e radiofónico e o professor informado, criativo, crítico e na primeira linha da atualidade nacional e internacional.

Como ontem me confidenciava uma Professora de Humanidades da FFCS, o Professor Pedro Cruz era uma pessoa fascinante, muito inteligente, com uma luz que irradiava para quem com ele conversava. Esta luz está agora na LUZ, comungando da verdadeira LUZ.

Obrigado, Professor Pedro Cruz, em meu nome pessoal, do Pró-Reitor do Campus de Braga da UCP, Professor João Duque, do Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação, Professor Augusto Silva, dos colegas Docentes e Não Docentes e dos Alunos que tiveram o privilégio de consigo partilharem os testemunhos do seu entusiasmo pela vida e pela missão.

Diz Herberto Helder num poema:

«Li algures que os gregos antigos não escreviam necrológios,

quando alguém morria perguntavam apenas:

tinha paixão?»

O Professor Pedro Cruz tinha e vivia com paixão!

Paz à sua alma e que ele, junto do Senhor, vele pelas nossas almas ainda em caminho!

Associamo-nos na dor, à sua família e deixamos a certeza das nossas orações, acreditando piamente que o Professor Pedro Cruz, lá nos Céus, intercede junto do Senhor por cada um de nós!

P. José Manuel Martins Lopes, sj

Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP