UCP-Braga e AEB organizam a primeira "Braga Business Fam Trips" para impulsionar o Turismo da cidade

A Associação Empresarial de Braga (AEB) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga promoveram, no passado dia 31 de janeiro, a 1.ª edição das "Braga Business Fam Trips", direcionada aos operadores turísticos, com o objetivo de destacar os ativos que impulsionam o turismo na região.

Sob o mote "Comércio com História", esta primeira viagem contemplou uma visita a 4 das 44 "Lojas com História" da cidade de Braga e o ponto de partida foi o Largo de São João do Souto.

A adesão excedeu as expectativas e reuniu agentes turísticos, profissionais e estudantes de Turismo da UCP-Braga, que puderam conhecer estabelecimentos como o Mercado de São João, A Negrita, Pereira das Violas e a Paramentaria Vasconcelos.

Segundo Rui Marques, Diretor-Geral da AEB, esta série de visitas visa não só aproximar os agentes económicos dos operadores turísticos, como também enriquecer a oferta turística da cidade. Além de realçar os valores patrimoniais, tem em vista promover o intercâmbio de experiências e a colaboração em rede entre os diferentes parceiros. Este salientou, ainda, que o objetivo não é apenas atrair mais turistas, mas sim maximizar o valor retido da atividade turística e contribuir para o desenvolvimento económico e social da região.

Por sua vez, Varico Pereira, em representação da UCP-Braga, destacou a importância desta iniciativa para uma visão abrangente da cidade, com destaque não só para os monumentos e os museus, mas também para os ativos culturais e históricos, como as "Lojas com História".

Joana Teixeira, empresária do setor da animação turística e membro da Cooperativa Minho de Porta Aberta, elogiou a iniciativa da UCP-Braga e da AEB por proporcionarem oportunidades de conhecer e valorizar estes espaços históricos. Destacou também a importância do comércio com história na oferta turística e salientou a preferência dos turistas por produtos locais e experiências autênticas.