Docentes da UCP Braga participam em publicação pertencente ao Springer Nature Group

Luísa Magalhães, Maria José Ferreira Lopes, Bruno Nobre, João Carlos Onofre Pinto, investigadores do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa são os editores do próximo volume 5 da Happiness Studies Book Series, uma publicação pertencente ao Springer Nature Group, prestigiada editora indexada nas mais exigentes redes científicas, a Web Of Science e a SCOPUS.

O volume 5, Humanistic Perspetives in Happiness Research, fornece perspetivas inovadoras sobre a conexão académica entre a investigação em humanidades e o conceito de felicidade. Considera e explora as expressões narrativas da felicidade em conjunto com investigações recentes sobre a felicidade, suas métricas e perceções objetivas sobre o bem-estar humano.

Os autores relacionam valores humanísticos intemporais com várias perspectivas no âmbito das ciências sociais e comportamentais, abrangendo assim um amplo quadro interdisciplinar, desde a filosofia, psicologia, estudos literários e ciências da comunicação. Os filósofos deste volume discutem a realização da felicidade através do cultivo da virtude, bem como a lógica da dádiva como experiência de realização pessoal e o facto de que a felicidade está inextricavelmente ligada à esperança. Vários capítulos assumem a abordagem da luta humana permanente para gerar horizontes globais de felicidade e, assim, alcançar a felicidade eterna.

Estudiosos de outras áreas das ciências humanas e da comunicação consideram as mensagens positivas de felicidade ambiental em plataformas virtuais, onde o Homo digitalis encontra felicidade ao clicar de um botão, muitas vezes sob o aval de celebridades, ou sob a fruição visual de objetos lúdicos. Apresentam também a memória intertextual da felicidade como condição para a pesquisa humanista.

Finalmente, este volume considera a esfera da educação como o melhor lugar para aplicar os resultados da medição e pesquisa da felicidade sustentável, e para realizar esta perspetiva humanista e complementar sobre a pesquisa da felicidade.

A editora-chefe da Happiness Studies Book Series é a professora Antonella Delle Fave, médica especializada em Psicologia Clínica e professora de Psicologia na Universidade de Milão, Itália.

LISTA DE INVESTIGADORES DO CEFH QUE PRODUZIRAM CAPÍTULOS PARA ESTE VOLUME E RESPECTIVOS TÍTULOS:

Ana Paula Pinto & Maria José Ferreira Lopes

The critical limits of human condition, between hybris and aristeia

Cândido Martins Plural representations of happiness in contemporary literature: between the dramatic and the humorous

Bruno Nobre & João Carlos Onofre Pinto

Virtues as a resilience factor in the human pursuit for happiness

Luísa Magalhães

The communicative role of TV toy advertising in fostering children happiness through play interaction
Ângela Leite, Ana Costa, Paulo Dias The effect of education in happiness: Lower at the micro level of individuals than at the macro level of the nation