I Jornadas de Ciência de Dados Aplicada

A Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada está a organizar as I Jornadas de Ciência de Dados Aplicada, a decorrer no próximo dia 26 de abril, entre as 14h00 e as 17h00, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Centro Regional de Braga.

Este evento, que incide sobre a temática “Ciência de Dados como ferramenta interdisciplinar: Perspetivas e múltiplos contextos”, tem como propósito apresentar e discutir os benefícios e desafios da Ciência de Dados no domínio das Ciências Sociais. Fundamentalmente, pretende-se apresentar, com exemplos práticos, a área de Ciência de Dados como mecanismo de extração de conhecimento de informação presente nos mais diversos contextos das Ciências Sociais (e.g., Psicologia, Humanidades, Turismo, Serviço Social).

As Jornadas contarão com a intervenção dos Professores João Duque, Pró-reitor do Centro Regional de Braga, José Manuel Lopes, Diretor da FFCS da UCP e Vítor Sá, Coordenador da Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, no momento de abertura.

O membro da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Miguel Oliveira, é o orador da primeira palestra e abordará a “Ciência de Dados na Era da Informação: Novos Horizontes para a Psicologia”.

De seguida, nomes como Idalete Dias (Universidade do Minho), Alberto Freitas (Universidade do Porto/ CINTESIS), Miguel Pereira (Comunidade Intermunicipal do Cávado/ UCP) e Miguel Ribeiro (Your Tours Portugal) integrarão a mesa redonda “O futuro das Ciências Sociais: A Ciência de Dados como ferramenta de suporte à tomada de decisão”, sob a moderação de Rui Esteves Pimenta (Professor Coordenador Principal do IPP).

Este evento contará, ainda, com a participação de Pedro Loureiro Marques, Data Engineering Senior Manager na Blip, para uma palestra relativa à “Engenharia de Dados, Análise de Dados e Ciência de Dados”.

INSCRIÇÃO