“Talento para o Futuro” em debate no Open Day Nacional da Católica

“Queremos formar profissionais que tenham a consciência de que vão contribuir para o bem da sociedade, para o bem comum”. Foi com estas palavras que Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, abriu a sessão principal da 5.ª edição do Open Day Nacional Católica “Talento para o Futuro”.

Isabel Capeloa Gil identificou como fator distintivo do ensino da Católica “a capacidade de formar profissionais competentes com valores humanistas, preparados para aquilo que são os desafios complexos do mundo em que vivemos”.

Num mundo em constante mudança, nem sempre é fácil saber que curso escolher, nem em qual faculdade estudar. Foi com o objetivo de ajudar os estudantes do ensino secundário a esclarecer as suas dúvidas que a Católica voltou a organizar este evento, que vai já na sua 5.ª edição.

Quais as principais dúvidas no momento de escolher o curso e como ultrapassá-las? Como é ser estudante na Católica? Que competências procuram os empregadores e como veem o futuro das suas áreas profissionais? Estas foram algumas das questões em debate neste evento.

“A importância da curiosidade, da vontade de aprender e da criatividade” foi sublinhada por Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, referindo-se àquilo que as empresas procuram no recrutamento de recém-licenciados.

“Quando olhamos para currículos, procuramos sempre a formação, que é fundamental, e aqui a Católica distingue-se pela sua marca ímpar”, começou por referir. “E em segundo lugar, interessa-nos a experiência das pessoas, seja em termos práticos, mas também a parte de experiências extracurriculares, e há que valorizar isso pela empatia, e pelo trabalho em equipa”, destacou.

Do ponto de vista de Leonor Sérgio, aluna do 1.º ano da Faculdade de Medicina, o mais importante é “o método de ensino inovador que ajuda realmente a perceber a matéria, mas também desenvolve a capacidade de comunicação e pensamento crítico”.

Já para Mónica Dias, Docente e Vice-Diretora do Instituto de Estudos Políticos, “a Católica transmite conhecimento, mas também consciência e responsabilidade, caracterizando-se pela capacidade de tentar responder aos desafios de hoje”.

Ao longo do dia 8 de março, entre as 10h e as 19h, os candidatos puderam contactar diretamente com elementos de todas as faculdades da UCP, nos stands virtuais, para obterem informação personalizada e em tempo real acerca dos cursos da Católica. A partir das 12h, foi possível assistir às apresentações das Faculdades pelos seus representantes e diretores(as).

A sessão principal deste evento aconteceu às 16h30, em live streaming. Foi um momento de reflexão e debate acerca do “Talento para o Futuro”, com a presença da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, e moderação de João Póvoa Marinheiro, jornalista e antigo aluno da Faculdade de Ciências Humanas da Católica.

Esta sessão contou com a participação dos empresários Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, e Ana Salomé Martins, People and Development Director do Grupo Symington. Fizeram parte dos painéis de discussão duas docentes da Católica: Mónica Dias e Patrícia Pontifice de Sousa, as alumnae Maria Oliveira (Henkel) e Francisca Magano (UNICEF Portugal), e ainda oito atuais estudantes da UCP.