Declaração sobre a morte de Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI

A Universidade Católica Portuguesa associa-se ao luto pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI e à declaração da Federação Internacional de Universidades Católicas, em reconhecimento do seu profundo legado à Igreja Universal. Teólogo insigne e guardião da fé, o Papa Bento XVI esteve particularmente atento  à missão das universidades católicas, sempre empenhado em promover o diálogo entre fé e razão, que insistia ter em Cristo a sua verdadeira encarnação. Defendendo o papel das universidades católicas para aprofundar a missão da Igreja, o Papa Bento XVI foi uma inspiração na busca rigorosa do conhecimento enquanto contribuição para o bem comum, exortando todos os membros da comunidade académica Católica a ensinar a fé e torná-la credível à razão humana, despertando nos estudantes o sentido de procura da verdade e da transcendência. Recordamos com saudade a sua visita à Universidade Católica, no Centro Regional do Porto.

No Seu retorno à casa do Pai, oramos para que descanse em paz.

Isabel Capeloa Gil

Reitora da Universidade Católica Portuguesa