Conferência Universities Portugal: “Será o nosso ensino superior inclusivo?”

Nos dias 24 e 25 de novembro decorreu, na Reitoria da Universidade do Minho, a 2.ª Conferência de Internacionalização “Universities Portugal: Será o nosso Ensino Superior inclusivo?”.

O encontro, organizado pelo consórcio Universities Portugal, teve como principais objetivos a formação e o debate público sobre a inclusão e a internacionalização do ensino superior em Portugal e contou com a presença de Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, docentes da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e representantes dos Gabinetes de internacionalização da UCP. A Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga fez-se representar por Maria José Barbosa, Head of the International Office.

A representar as boas práticas da Católica neste âmbito, esteve a Coordenadora da Iniciativa de Apoio a Estudantes e Investigadores Refugiados na UCP, Inês Espada Vieira, que integrou no 1º dia da conferência, a sessão “Partilha de práticas de internacionalização no ensino superior em Portugal”, com a intervenção intitulada "Dificuldades e sucessos na integração de refugiados no ensino superior – uma experiência em construção".

No segundo dia, Michael Baum, docente e diretor do Global Education Office da UCP e Membro do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, fez parte da mesa-redonda “Strategies for a global approach: Partilha e discussão de estratégias de internacionalização e boas práticas inspiradoras no ensino superior”.