Serviço de Voluntariado da Católica Braga organiza Seminário "Transformar para Incluir"

Na passada sexta-feira, dia 11 de novembro, decorreu na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, pelas 09h30, o seminário “Transformar para Incluir” organizado pelo Voluntaria* te, Serviço de Voluntariado da Católica Braga.

“Ninguém é o salvador do mundo, mas, juntos, lançando pequenas sementes, podemos contribuir para que o mundo seja mais humano e vivível”, refere o Diretor da FFCS, Prof. Doutor José Lopes, na abertura deste seminário que pretendeu: 1) lançar e divulgar o projeto de voluntariado da Católica Braga; 2) promover o conhecimento sobre políticas e dinâmicas de inclusão e educação; 3) consciencializar para a importância da proteção e desenvolvimento integral da pessoa com deficiência intelectual e multideficiência; e 4) sensibilizar a comunidade académica para o envolvimento em iniciativas no contexto do voluntariado.

Numa primeira parte, a docente Anabela Rodrigues, na qualidade de coordenadora deste projeto, apresentou o novo serviço de Voluntariado da Católica Braga, dando a conhecer a equipa envolvente, missão e projetos futuros.

No sentido da definição da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam a criação de um modelo global para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, as docentes Catarina Vieira da Silva, coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social Aplicada e Daniela Monteiro, coordenadora da Licenciatura em Serviço Social, abordaram o tema "A importância da Agenda 2030 da ONU no contexto Universitário" e "ODS 10 - Reduzir as Desigualdades", tema central deste seminário.

Na segunda parte deste evento, a intervenção da docente Carla Pinto Rebelo, coordenadora da licenciatura e mestrado em Turismo da FFCS, permitiu aos presentes, conhecer a oferta formativa de ODS na Universidade Católica Portuguesa. Neste sentido, a UCP proporciona no segundo semestre do ano letivo 2022/2023, aos alunos dos 4 campi a frequência de disciplinas opcionais que dedicar-se-ão a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 13-Ação Climática e ODS 14- Proteger a Vida Marinha.

“A realidade desafiante da Inclusão”, apresentado pela docente Ângela Azevedo, coordenadora do Mestrado em Psicologia da Educação, permitiu uma melhor perceção sobre a evolução da história e conceito da inclusão em Portugal, quais os desafios que enfrenta, nomeadamente estereótipos e preconceitos associados à diferença.

Na parte final, Dra. Vera Vaz, diretora executiva da CERCI Braga, apresentou a associação à qual a Católica Braga se uniu na articulação de esforços com o sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência. A sua intervenção possibilitou alargar um pouco mais o conhecimento sobre a missão, a visão e os valores pelo qual se regem, bem como as conquistas e necessidades atualmente apresentadas.

Ao longo do evento, decorria no átrio da FFCS a iniciativaMultiplica a Solidariedade: Cuida de um Pirilampo e/ou participa numa caminhada mágica", cujo valor angariado através da compra do Pirilampo Mágico ou do kit para Caminhada Mágica, realizada no último dia 12 de novembro, reverteram na totalidade para a CERCI Braga.