Professor da UCP em Júri de Prémio Literário Nacional

Cândido Oliveira Martins, Professor na Universidade Católica Portuguesa (Braga) participou, esta quarta-feira, dia 21 de setembro, no júri da 1ª edição do Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes, promovido pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), como membro e porta-voz. Fizeram também parte deste júri Rita Patrício, docente na Universidade de Lisboa, e José Manuel de Vasconcelos, membro da APE, com a coordenação de José Manuel Mendes, Presidente da APE.
Este Prémio foi criado no passado, com o valor de 12.500 euros e é patrocinado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, cidade natal do poeta clássico que dá nome ao Prémio. Destina-se a distinguir, anualmente, uma obra em português e de autores portugueses, mais especificamente obras completas de poesia ou antologias poéticas de autor.
Nesta 1.ª edição, foi galardoado, por unanimidade, o poeta António Franco Alexandre, cuja globalidade da obra poética foi recolhida, recentemente, no volume "Poemas" (Assírio & Alvim). O poeta premiado começou a publicar na década de 1960, possui 14 títulos editados e já recebeu outras distinções.