Presidente do Centro Regional de Braga da UCP é premiado

O teólogo e professor João Manuel Duque, Presidente do Centro Regional de Braga, irá receber o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, no dia 15 de Setembro, numa sessão pública que terá lugar no Espaço Vita, em Braga, às 21h30

A sessão contará com uma análise da sua obra e dos “aspectos mais relevantes do seu pensamento”, pelo professor João Carlos Loureiro, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, de acordo com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. O galardoado irá depois dissertar sobre “os principais problemas e perspetivas na situação atual da teologia”.

Esta distinção foi anunciada em Novembro de 2021 e o júri do prémio declarou considerá-lo como “um cruzador de fronteiras” entre a teologia e a filosofia, os saberes e a arte, especialmente a música, e destacou a sua “reiterada reflexão no campo”, traduzida em diversas publicações e no ensino na Escola de Artes da UCP, no Porto.

O professor catedrático da Faculdade de Teologia de Braga afirmou, aquando do anúncio, que o prémio é uma “valorização” da teologia e “do papel do trabalho da teologia na relação com o exterior da Igreja, com o mundo em geral e com a cultura em particular”.

O Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, instituído para destacar um percurso ou obra que reflita o humanismo e a experiência cristã, conta com o patrocínio da Fundação Ilídio Pinho e é composto pela escultura ‘Árvore da Vida’, de Alberto Carneiro, bem como 2.500 euros. Em 2021, o júri foi presidido por D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais – que irá entregar a distinção –, e composto por Guilherme d’Oliveira Martins, José Carlos Seabra Pereira, Pe. Júlio Trigueiros, SJ e Maria Teresa Dias Furtado.

Desde 2005, o prémio já galardoou o poeta Fernando Echevarría, o cientista Luís Archer, S.J., o cineasta Manoel de Oliveira, a classicista Maria Helena da Rocha Pereira, o político e intelectual Adriano Moreira, o trabalho de diálogo entre Evangelho e Cultura levado a cabo pela Diocese de Beja, o compositor Eurico Carrapatoso, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira, o pedagogo Roberto Carneiro, o jornalista Francisco Sarsfield Cabral, a artista plástica Lourdes Castro, o professor de Medicina e Bioética Walter Osswald, o ator e encenador Luís Miguel Cintra, o ator Ruy de Carvalho, o historiador José Mattoso e o ensaísta Eduardo Lourenço.