Docentes da FFCS no seminário "Transformar a Universidade através da Aprendizagem-Serviço”

Os docentes da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais participaram no seminário "Transformar a Universidade através da Aprendizagem-Serviço”, nos dias 22 e 23 de junho, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

O evento foi aberto pela Senhora Reitora, Professora Isabel Gil, e reuniu representantes do Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario (CLAYSS) e do programa UNISERVITATE, instituições que visam a promoção da Aprendizagem-Serviço nos estabelecimentos de ensino superior Católica, das Universidades de Deusto (Espanha), Católica do Sacro Cuore Milão (Itália), St Mary (Reino Unido) e dos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa.

O Seminário permitiu avaliar os passos dados na institucionalização da Aprendizagem-Serviço na UCP, apresentando também exemplos de iniciativas já realizadas, nomeadamente, o projeto CapacitAmente.

Este projeto trata-se de uma iniciativa interdisciplinar, que mobilizou professores e estudantes de Psicologia, através da UC “Trabalho e Qualidade de Vida", lecionada pela Doutora Anabela Rodrigues, bem como de Serviço Social, através da UC “Economia Social", lecionada pela Doutora Catarina Vieira da Silva. Contando, ainda, com as instituições parceiras, Asilo de S. José e Centro Social da Irmandade de S. Torcato e Nascer do Sol.

O projeto permitiu capacitar os colaboradores das instituições que exercem funções no contexto do envelhecimento, colmatando as necessidades na área da formação e adaptando-os às suas reais necessidades. A comunicação foi apresentada pela Doutora Catarina Vieira da Silva e contou com o testemunho da aluna Beatriz Santos.