Kircher Network aborda a temática Saúde Digital

A Kircher Network, Rede de Universidades e Faculdades da Companhia de Jesus na Europa e no Médio Oriente da qual a FFCS da UCP Braga é integrante, está a organizar uma webinar intitulada “The way to metaverse: Digital Health Between Dataism and Human Dignity”, que se irá realizar no dia 5 de maio, pelas 17h, online.

O objetivo deste evento consiste em esboçar alguns dos desafios da saúde digital, com particular atenção sobre as preocupações levantadas pelos estudiosos Harari (2016), Zuboff (2019) e Van Beers (2022).

Os desenvolvimentos dos serviços de saúde online são resultado da era digital. O ritmo de crescimento acelerado desta vertente é consequência do aparecimento de crises de saúde globais. Apesar de estes serviços proporcionarem benefícios variados, devem ser reconhecidos os desafios lançados às áreas administrativa, institucional, tecnológica e humana no que diz respeito a salvar vidas.

Por esse motivo, a mudança nas relações entre profissionais de saúde e pacientes e entre biopolítica e direito, pela “dataização” e a “instrumentalização do ser humano”, será abordada. Também será analisada a conexão entre as noções de “humano”, “dignidade” e “dataísmo”, em virtude da instabilidade gerada entre os atuais marcos jurídicos internacionais, baseados no reconhecimento da dignidade humana em simultâneo com o condicionamento propiciado pela entrada no mundo digital metaverso.

A Professora Anna Bugajska, Presidente do Departamento de Estudos de Língua e Cultura do Instituto de Línguas Modernas da Universidade Jesuíta Ignatianum, em Cracóvia (Polónia), será a moderadora da iniciativa que terá por idioma o inglês.

Os participantes poderão assistir através do link: