Cerimónia Nacional de Abertura do Ano Letivo e Entrega de Diplomas 2024-2025

No dia 18 de outubro decorreu a Cerimónia Nacional de Abertura do Ano letivo 2024-2025, no Auditório Cardeal Medeiros da Sede da Universidade Católica Portuguesa (UCP) em Lisboa.

Esta sessão iniciou-se com o Cortejo Académico que contou com a presença da Sua Eminência Reverendíssima, Magno Chanceler da UCP, D. Rui Valério; da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil e, ainda, dos vários Pró-Reitores, Diretores e Docentes dos diferentes Campus da UCP. Em representação da Católica Braga esteve presente o Pró-Reitor, João Duque, o Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Socias, Pe. Bruno Nobre, o Vice-Diretor da Faculdade de Teologia, Pe. Luís Rodrigues e os docentes Berta Maia, Catarina Vieira da Silva, Filomena Ponte, Ricardo Peixoto, Simone Petrella e Paulo Dias.

Como é habitual, a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, abriu a cerimónia e deixou a mensagem de que “a universidade é um espaço de exploração, onde se ousa tentar e pode e deve falhar”.

Posteriormente, Miguel Freitas, alumni da Escola Superior de Biotecnologia partilhou com os recém-graduados e estudantes da Universidade a sua experiência enquanto aluno da UCP e a abertura de portas no mundo profissional que a instituição lhe proporcionou.

Seguiu-se a Benção dos Diplomas, pelo capelão Pe. Miguel Vasconcelos, e a entrega dos mesmos aos representantes de todos os cursos da UCP que se graduaram no letivo 2023-2024.

Na continuação do programa foram entregues os Prémios de Mérito da UCP/ Caixa Geral de Depósitos, pelo Adjunto Diretor Central da Direção Comercial Sul da Caixa Geral de Depósitos, Luís Madeira, bem como os Prémios Democracia e Desenvolvimento (CLSBE) pelas mãos de Aníbal Cavaco Silva. Foram entregues ainda pela Reitora da UCP, as medalhas comemorativas de 25 e 40 anos de carreira aos docentes, que comemoram esta data junto desta instituição.

No encerramento desta sessão, a Sua Eminência Reverendíssima o Magno ChancelerD. Rui Valério, refletiu sobre “o legado vocacional que a Universidade Católica Portuguesa tem inspirada nos seus mais elevados valores e padrões de humanismo cristão”.

O coro da UCP animou esta cerimónia com várias intervenções musicais.