Universidade Católica celebra protocolo com Santuário de Fátima

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) celebrou a assinatura de um Protocolo de Colaboração com o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no dia 14 de outubro. Nesta ocasião, foi também proferida a Conferência “Guerra e Paz no Século e na Mensagem de Fátima” por José Miguel Sardica, historiador e docente da UCP.

A Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, afirmou que este acordo “tem uma orientação muito mais para o futuro, a partir de Fátima, para compreender o fenómeno religioso, a mensagem cristã católica, num contexto cultural transformado”.

“Fátima está claramente vocacionada para uma mensagem pacifista e, nos tempos que vivemos, com a proliferação de conflitos à escala mundial, também em termos sociais e políticos, esta mensagem é particularmente importante”, afirmou Isabel Capeloa Gil.

Segundo o Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas, “este protocolo tem um horizonte de futuro para ambas as instituições”.

Após a assinatura do protocolo, José Miguel Sardica refletiu sobre a mensagem de Fátima e o seu papel no passado e no presente, destacando a sua “centralidade e atualidade”.

“Fátima é um contínuo histórico, unindo o passado ao presente e ao futuro nas suas múltiplas dimensões ideológica, política e utópica”, defendeu o historiador, acrescentando ainda que o fenómeno universal de Fátima ultrapassa fronteiras geográficas e políticas.

“O essencial da mensagem de Fátima é, em suma, uma expressão do eterno, dentro e fora de cada um de nós, no alento da paz contra todas as formas de tensão, divisão, ódio e guerras”, afirmou.

Sobre o protocolo:

Além de formalizar e dar continuidade à colaboração entre ambas as instituições, que têm vindo a trabalhar juntas em diversas iniciativas e projetos, com particular relevo nas áreas da teologia, da história e do património, o acordo prevê a criação da Cátedra “Estudos de Fátima: Religião e Sociedade”, que será dirigida conjuntamente pela UCP e o Santuário.

As iniciativas formalizadas neste protocolo incluem ainda a integração de recursos humanos qualificados do Santuário e da UCP em projetos científicos e educativos das respetivas instituições, bem como a colaboração em projetos de criação artística e conservação e restauro do património do Santuário.