Docente da UCP-Braga integra equipa do projeto ReToy; education partnerships for responsible toy design futures

Luísa Magalhães, Docente na Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga e Investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH), integrou a equipa proponente do projeto ReToy; education partnerships for responsible toy design futures.

Trata-se de uma candidatura executada no âmbito do programa ERASMUS + que resulta da associação de um grupo internacional de investigadores, liderado pelo professor Jesper Falck Leegard da Designskolen Kolding, Dinamarca. Deste grupo fazem parte os professores Mathieu Gielen e Deger Ozkaramanli (Technische Universiteit Delft), da Holanda, Nicole Biankin, Serenella Besio e Elisabetta Prina (Universitá Degli Studi di Bergamo), Itália, Lieselotte Van Leeuwen e Johnny Friberg (Goeteborg Universiteit), Suécia, Secil Ugur Yavuz e Michaela Honauer (Libera Università di Bolzano), Itália.

O projeto apresentado constitui uma oportunidade de investigação dirigida a problemáticas de educação inclusiva relacionadas com o desenho e construção de brinquedos focados no desenvolvimento de estratégias sustentáveis para aprendizagem em contexto de jogo.

Desde Agosto de 2023, Luísa Magalhães é membro da direção e assumiu, por eleição, funções de secretária e editor-in-chief na ITRA – International Toy Research Association. É membro desta Associação desde 2005, tendo co-editado em 2018 o livro Toys and Communication (Palgrave / Springer), com capítulos extraídos do 7º congresso ITRA, ao qual presidiu, na UCP Braga, em 2014.