CLIL: Conferência debate desafios da Inovação Pedagógica na Universidade Católica Portuguesa

Docentes e investigadores dos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa – Porto, Lisboa, Braga e Viseu – participaram na Conferência “All-Hands Call: Inovar para as Competências de Futuro na UCP”, organizada pelo CLIL | Católica Learning Innovation Lab, no Campus do Porto. Um evento que permitiu a reflexão sobre a temática da inovação pedagógica no seio da comunidade académica da Universidade, e que contou com a presença de Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, e de Diana Soares, coordenadora do Católica Learning innovation Lab.

Na sua palestra, Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, fez uma reflexão sobre as grandes linhas para o futuro do Ensino Superior no desenvolvimento de competências fundamentais como o pensamento sistémico integrado e o pensamento crítico e analítico, a agilidade cultural e a criatividade aplicada e focalizada. Da mesma forma, destacou a importância deste tipo de iniciativas, por proporcionarem à comunidade docente, momentos de reflexão sobre as suas práticas pedagógicas. Outro aspeto realçado por Pedro Nuno Teixeira foi a importância de haver uma integração dos estudantes em todo este processo.

Isabel Capeloa Gil reiterou a importância de todo o trabalho que está a ser desenvolvido pela comunidade e pelo Católica Learning innovation Lab no diagnóstico, reflexão e partilha de conhecimento na área de inovação pedagógica e que articula com outras iniciativas estratégicas da Universidade, como o CATCH, liderado pela vice-reitora Isabel Vasconcelos, que também esteve presente no evento.

Docentes, estudantes e parceiros da comunidade em diálogo

Aproveitando o mote deixado pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre as competências fundamentais que os estudantes do ensino superior deverão desenvolver, seguiu-se uma mesa-redonda, moderada por Sílvia Monteiro, da Universidade do Minho. Neste espaço, participaram Paulo Gaspar, da Deloitte, e Otília Castro, da Direção Municipal da Educação da Câmara Municipal do Porto, enquanto representantes dos parceiros estratégicos do CLIL. Da comunidade académica da UCP, marcaram presença a docente Marta Portocarrero e a estudante Sofia Lopes.

Algumas das questões abordadas na mesa-redonda debruçaram-se sobre a função das organizações empregadoras na formação dos futuros profissionais, o papel dos professores no desenvolvimento das competências do futuro, e os desafios e dificuldades que se colocam atualmente ao ensino superior.

Com a apresentação intitulada “Digitalization and Learning Innovation in Higher Education”, Palitha Edirisingha, da Universidade de Leicester, partilhou algumas abordagens possíveis para a introdução da inovação pedagógica no ensino superior, através da digitalização.

No seguimento da conferência, Paulo Dias, da equipa de coordenação do projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, e Amanda Franco, investigadora no CLIL, contextualizaram o projeto CLIL e oficializaram o lançamento do 1º Ciclo de Workshops Pedagógicos UCP, dando também a conhecer as próximas iniciativas do projeto, nomeadamente as comunidades de aprendizagem e prática e a segunda fase do inventário de práticas pedagógicas (IPP) a aplicar aos docentes do segundo ciclo de estudos.

O encerramento da Conferência contou com as reflexões finais de Isabel Braga Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, e de José Lopes, Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP.

Sobre o CLIL

O CLIL foi criado com o objetivo de identificar, experimentar e ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes da UCP, assim como com o apoio de um conselho de parceiros estratégicos do tecido empresarial e da sociedade civil.

O laboratório enquadra-se no projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, através do FSE – Fundo Social Europeu.