“Esta vitória também é nossa”: estudantes destacam o orgulho de pertencer à Católica

A Universidade Católica Portuguesa voltou a ser reconhecida como a melhor do país, pelo 4.º ano consecutivo, no THE World University Rankings. Para os alunos da Católica, este é um sucesso que partilham com os colegas e docentes.

“Esta vitória também é nossa”, diz-nos Marta Gomes, estudante do 2.º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação. “Frequentar uma universidade que se destaca a nível mundial é um privilégio que felizmente eu tenho, e não poderia estar mais feliz com a minha decisão”, partilha com entusiasmo.

O orgulho é o sentimento comum entre os estudantes da Católica em reação a esta distinção internacional. “Orgulho em fazer parte desta comunidade”, como explica Marta, e “orgulho por pertencer a uma universidade com prestígio internacional”, diz Diogo Martins. No segundo ano de um dos cursos mais recentes e inovadores da Católica, a Licenciatura em Filosofia, Política e Economia, Diogo não tem dúvidas de que fez a escolha certa: “Sinto que tanto eu, como os meus pais, estamos a fazer um bom investimento em mim, e no meu futuro”.

Um futuro promissor é aquilo que esperam alcançar com o seu empenho académico, mas também com o apoio de todos aqueles que contribuem diariamente para o sucesso da Universidade. “É um esforço conjunto feito nos quatro campi por toda a comunidade, especialmente os docentes que nos ajudam a ser cada vez melhores”, refere Marta.

Já para o estudante da Dupla Licenciatura em Direito e GestãoPaulo Romano Martinez, o reconhecimento da Católica, tanto a nível internacional, como pelas empresas, “facilita a entrada no mercado laboral.” Uma opinião partilhada por Diogo, estudante na Faculdade de Ciências Humanas em Lisboa, que não hesita em dizer: “frequentar uma licenciatura numa universidade com ensino de qualidade, com bons índices de produção científica, com acesso às redes mundiais do conhecimento, com prestígio internacional, e com influência no desenvolvimento socioeconómico do país, garante condições acrescidas de empregabilidade.”

Mas se para os alunos a excelência académica e a empregabilidade são importantes, as relações que constroem durante a licenciatura são igualmente marcantes e especiais. Paulo destaca com carinho as amizades que a Católica lhe proporcionou, reforçadas com momentos de espiritualidade, voluntariado, mas também nas festas e jantares de curso. “Estes momentos ajudaram a cimentar os meus valores e permitiram-me perceber o quão divertido pode ser este desafio de ser estudante universitário.”