João Duque, Pró-Reitor da UCP, recebe Prémio Árvore da Vida

João Duque, Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Presidente do Centro Regional de Braga (CRB), recebeu esta quinta-feira, dia 15 de setembro, o Prémio ‘Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes’, atribuído pela Igreja Católica, no Auditório Vita (Braga), como reconhecimento do seu contributo na área da Teologia.

João Loureiro, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, apresentou a sessão e destacou o Pró-Reitor da UCP como um cruzador entre a tradição e a inovação, e entre a memória e o futuro, “capaz de revisitar temas clássicos, mas também de se confrontar com os desafios da cibercultura, com as suas dimensões neognósticas e com a apocalítica do pós-humano”.

Enquanto primeiro teólogo galardoado nesta categoria, João Duque reconheceu este prémio como “um estilo de Teologia que não se limita a refletir a vida interna da igreja”, mas que “presta um serviço à relação da Europa consigo e com os outros, na busca de um mundo comum”: “E não há melhor contexto para esse trabalho do que a Universidade, seja Católica ou não”.

O homenageado tem dado preponderantemente voz à teologia universitária, sem negar a importância da tradição cristã e eclesial. “Tenho sobretudo dois objetivos fundamentais: fazer ouvir a voz teológica no concerto dos saberes e das realizações culturais; e fazer ouvir a voz dos saberes e das culturas no interior da voz teológica”, afirmou o Presidente do CRB.

O prémio foi entregue pelo Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, o Bispo D. João Lavrador, e é composto por uma escultura que simboliza a “Árvore da Vida”, da autoria de Alberto Carneiro, e por 2500 euros, patrocínio da Fundação Ilídio Pinho.