Encerramento da Assembleia Geral da FIUC

Isabel Capeloa Gil, participou, no passado dia 3 de agosto, na Missa conclusiva da Assembleia Geral da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC) e de abertura da Assembleia Mundial da Associação Internacional das Universidades Jesuítas (IAJU) na Igreja de Santo Inácio, na Boston College. Estiveram também presentes nesta Missa o Cardeal Sean O`Malley bem como o Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, Pe. José Manuel Pereira de Almeida.

O encerramento da Assembleia contou com um Jantar de Gala onde a reeleita Presidente, Isabel Capeloa Gil, atribuiu três medalhas Ex Corde Ecclesiae. A primeira ao P. William P. Leahy, Presidente do Boston College, que acolheu a Assembleia Geral, a segunda a Chantal Beauvais, Presidente da Universidade de Saint Paul (Ottawa) e antigo Vice-Presidente da Federação e a última ao Sr. Loïc Roche, responsável pelo departamento de comunicação e formação da Federação.

Isabel Capeloa Gil entregou ainda, nesta Gala, o prémio Sciat Vt Serviat à Universidade Católica Ucraniana (UCU), que foi recebido pelo Arcebispo Borys Gudziak e antigo membro do Conselho de Administração da FIUC. Com este gesto simbólico, a FIUC quis renovar todo o seu apoio e solidariedade com os colegas da UCU e com o povo ucraniano.

O encerramento do Jantar de Gala contou com o discurso da Presidente reeleita que delineou o novo mandato do Conselho de Administração (2022-2025) e convidou todos os presentes a participar nas actividades e celebrações que pontuarão o ano centenário da Federação: 2024.