Prof. Carlos Fiolhais visita Católica Braga | 19 mar

A Faculdade de Filosofia da Católica Braga recebe, no dia 19 de março, às 21h15, o Prof. Carlos Fiolhais, reconhecido físico, professor universitário e ensaísta português, para uma conferência sobre o cruzamento entre a religião e a ciência, intitulada «Ano da Luz: a luz na ciência, na arte e na cultura». O moderador do debate será o Prof. Doutor Álvaro Balsas.

Carlos Fiolhais é licenciado em Física pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica pela Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha. É Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra, tendo sido já professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou mais de 30 livros, é autor de cerca de 100 artigos científicos em revistas internacionais e de mais de 300 artigos pedagógicos e de divulgação. Participou em inúmeros encontros, conferências e ações promovendo a ciência e a cultura científica. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica e o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC e pela revista Caras em 2005. Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico. Atualmente investiga Física da Matéria Condensada e Ensino e História das Ciências, dirige a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial das revistas Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física, e Física na Escola e Revista Brasileira do Ensino da Física, da Sociedade Brasileira de Física.