Investigadora do CEFH entre as melhores do mundo na área do empreendedorismo e inovação social

Celmira Macedo, investigadora no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica em Braga, foi esta segunda-feira premiada em Bilbau, Espanha, como uma das melhores do mundo na área do empreendedorismo e inovação social.

A doutorada em Educação Especial pela Universidade de Salamanca, desenvolve, desde 2003, o trabalho que resultou num novo método de ensino para crianças.

A metodologia de aprendizagem multissensorial inclusiva, designada de EKUI, associa às letras do alfabeto, os seus sons e a forma de os produzir (alfabeto fonético), a língua gestual, os movimentos motores e o código Braille, relata comunicado.

"Desde 2003, iniciou vários projetos para capacitar as crianças e as suas famílias, mas a sua contribuição para a mudança sistémica veio em 2015 com a EKUI", explica o documento que divulga o prémio da Ashoka.