Reitora da Ucp Apresenta Plano De Desenvolvimento Estratégico Na Católica Em Braga

Nos dias 11 e 12 de maio, o Centro Regional de Braga recebeu a visita da Professora Doutora Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa.
A Reitora da UCP veio reforçar a missão da Universidade Católica Portuguesa ao apresentar o novo plano estratégico para a instituição: “Formar as pessoas, cultivar a ciência, transformar o país e o mundo pela excelência do exemplo.”
A Reitora da UCP fez-se acompanhar de outros membros da equipa reitoral, como o Prof. Doutor José Manuel Pereira de Almeida, Vice-Reitor da UCP, a Prof.ª Doutora Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora da UCP e o Prof. Doutor João Duque, Pró-Reitor e Presidente do Centro Regional de Braga.
A visita que apresentou o início do desenvolvimento do novo plano estratégico, dividiu-se em três sessões que permitiram o encontro pessoal e virtual com toda a comunidade docente e discente do Centro Regional Bracarense.
Aprovado no dia 26 de março, o projeto revela várias diretrizes estratégicas que serão implementadas nos próximos 4 anos, evidenciando metas ambiciosas para a Católica de 2025.
A globalização da UCP e a atenção para a sustentabilidade foram alguns dos tópicos tratados. Com a singularidade de ser uma universidade nacional, segundo a Reitora, “esta projeção nacional é uma força muito grande que temos que utilizar a favor desta grande instituição que é a UCP.” Um dos objetivos será trabalhar com as comunidades locais, e suas singularidades, e projetá-las naquilo que é atividade nacional e supranacional da Católica.
A Reitora destacou ainda que é preciso saber acolher as diferentes culturas, línguas, crenças e visões do mundo e comentou que: “precisamos de formar as pessoas para esta diversidade e investir nesta lógica de inclusão”.
Em 2025, a UCP prevê uma presença nacional que oferecerá uma formação integral, orientada para a realidade global e alicerçada nos princípios da verdade e do respeito pelas pessoas e pelo ambiente.