FFCS comemora Dia Mundial da Língua Portuguesa com o lançamento de um Curso Intensivo de Português

No contexto do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, celebra o espaço internacional da lusofonia com a criação de um “Curso Intensivo de Português”.

Este Curso breve responde a necessidades nesta área, assumindo-se como um serviço cultural, quer para pessoas da região, quer para outros interessados espalhados pelo mundo, num contexto de crescente importância da Língua Portuguesa, em vários países e continentes.

Trata-se de um Curso de aperfeiçoamento de competências fundamentais de Português, de natureza eminentemente prática. Terá 40 horas de formação, temporalmente concentrada numa semana, de 5 a 9 de julho próximo. Funcionará em regime misto – presencial e online. Para o mais adequado funcionamento do Curso, está também previsto um número máximo (em cada edição) de 25 inscritos. As inscrições estarão abertas até final do mês de junho.

O Curso Intensivo de Português é composto por um conjunto de Professores da área de Humanidades (Língua, Literatura e Cultura) e tem como destinatários desta formação jovens e adultos que pretendam solidificar as suas competências de Língua Portuguesa, ora para acesso e frequência de cursos superiores; para melhorar o seu desempenho em vários domínios profissionais. Por uma questão de justiça, o custo é diferenciado consoante a proveniência geográfica – os inscritos dos países PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) têm um preço de inscrição bonificado.

A FFCS oferece, atualmente, um variado conjunto de atividades à comunidade envolvente, com destaque para Escolas, Bibliotecas Públicas, Câmaras Municipais e Empresas da região. Entre outras ofertas formativas, destaquem-se conferências para alunos do Ensino Básico e Secundário; formações para professores de Português, no âmbito da formação contínua; a licenciatura em Estudos Portugueses e ainda o Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda.