Comunicado | Rastreio SARS-CoV-2 UCP

À Comunidade Académica,

A Universidade Católica Portuguesa tem vindo a adotar, desde o início da pandemia SARS-CoV-2, todas as medidas para a segurança da sua comunidade académica, inclusivamente de forma proativa, prática reconhecida pela Certificação Covid Safe, obtida nos seus quatro campi.

Preparando a retoma das atividades presenciais, previstas no atual plano de desconfinamento, a Universidade adotou a recomendação da Direção Geral do Ensino Superior, aderindo ao rastreio “Programa de testagem Cruz Vermelha Portuguesa - Ensino Superior”, que se iniciará de forma faseada a partir do dia 12 de abril.

Todos os elementos da comunidade académica, em atividade presencial a partir desta data, são convidados a participar neste rastreio, contribuindo para uma vivência segura no campus. Importa reiterar que este rastreio não substitui a manutenção dos comportamentos de segurança e proteção obrigatórios, tais como:

A não deslocação ao campus de qualquer membro da comunidade, inclusive para este rastreio, quando apresente sintomatologia compatível com esta infeção;
A utilização de máscara no campus, quer no interior, quer no exterior dos edifícios;
A manutenção do distanciamento físico recomendado;
A lavagem/desinfeção frequente das mãos,

e todos os demais procedimentos constantes no Manual de Boas Práticas.

Estudantes, docentes, investigadores e colaboradores irão receber no seu e-mail, a partir do dia 12 e de forma faseada como foi referido, as indicações específicas de como se podem inscrever neste rastreio.

Apelo ao sentido de responsabilidade individual de cada um para que em conjunto possamos continuar a garantir a segurança de todos.

João Manuel Correia R. Duque

Pro-Reitor