Mensagem de Páscoa 2021 da Srª Reitora

Caros docentes e investigadores, estudantes e colaboradores da UCP,
Ao entrarmos na semana em que celebramos o renovar da vida, quero desejar a toda a comunidade da UCP uma Páscoa feliz.

Há cerca de um ano, celebrávamos a primeira Páscoa em confinamento, num tempo pleno de incertezas e de medo. Passado um ano, sabemos mais sobre a nossa condição, se bem que ainda não tudo. Adaptámo-nos a uma realidade impensável e aprendemos em conjunto. No tempo do isolamento, reforçámos o sentido de comunidade. A pandemia tornou-nos conscientes do poder da relação, da nossa fragilidade comum, mas também da força que nos une. A pandemia foi também ocasião de renovação, tecnológica e pedagógica.
O segundo confinamento tem sido diferente. Não tem a brutalidade do corte que o primeiro significou, mas acentuou as desigualdades e o cansaço da mediação. No tempo dos ecrãs desejamos a presença.
Este é um tempo crítico para os estudantes, que iniciaram o segundo semestre confinados, para os docentes que reforçaram o acompanhamento pedagógico virtual, para os investigadores que podem ter atrasado as suas pesquisas, para os colaboradores que de novo foram obrigados a articular no seu espaço privado o tempo da família e o tempo da profissão.
A 19 de abril iremos retomar as atividades presenciais em modelo híbrido e iniciar igualmente um processo de rastreio geral da comunidade com o apoio da Cruz Vermelha. O nosso propósito continua agora, como antes, a ser o de garantir a segurança de todos os membros da comunidade e a sustentabilidade da instituição para que possa resistir ao impacto da COVID.
Neste ano crítico, mas também de tantas promessas, reinventamo-nos para melhor servir o país, sempre com uma atitude empreendedora, colaborativa e transformadora.
Que o tempo pascal, vos renove.
Isabel Capeloa Gil
Reitora