UCP em Braga assina protocolo com Município de Famalicão

Pró-Reitor do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Professor Doutor João Duque assina protocolo com o Município de Vila Nova de Famalicão, no dia 4 de março, nos Paços do Concelho.

O protocolo firmado pretende estreitar as relações institucionais, promovendo a cooperação do ensino superior com o mercado de trabalho da cidade minhota. O acordo tem ainda como objetivo o estabelecimento de formas de cooperação entre o CRBr e a autarquia famalicense, “visando o aproveitamento das potencialidades das entidades para o desenvolvimento do conhecimento e das tarefas específicas de cada uma, valorizando assim, a ação de ambas ao serviço da prossecução dos respetivos objetivos, em particular, e da promoção da qualidade de vida da população, em geral”.

Segundo o Pró-Reitor e Presidente, Professor Doutor João Duque, "o trabalho de uma Universidade encontra a sua razão de ser no serviço à sociedade, no sentido global mas também no sentido local, na região em que cada universidade se insere." O Pró Reitor afirma que esse serviço se pauta pelo ensino e pela investigação, mas quer um quer outra devem estar articulados com a sociedade, sobretudo com a região. O Presidente do CRBr explica ainda que essa articulação é benéfica para a região e também para a Universidade. "No nosso caso, valorizamos muito a relação com as instituições locais, nomeadamente com empresas, associações, ipss’s e municípios. A relação com os municípios, tendo em conta a sua importância no tecido da região, é privilegiada. Neste caso, confirmamos, com um protocolo com a CM de VNF, uma das maiores e mais ativas da nossa região, o trabalho conjunto já em curso e colocamos as bases para o alargamento e desenvolvimento futuro dessa colaboração, nas várias áreas de ensino e investigação da UCP em Braga. Colocamos grande esperança nesta colaboração, claramente benéfica para os dois parceiros” reforça o Presidente do CRBr.