Aluna da FFCS Lança Livro Amar e Poesia

Marilina Tavares (Mary Tavares), aluna internacional da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, lança livro de poesia intitulado “Amar e Poesia”.
A cabo-verdiana da ilha de São Vicente, frequentou o curso de Licenciatura em Ciências de Informação e Documentação e o curso de Mestrado em Comunicação Digital na FFCS.
Marilina afirma que desde criança sempre adorou ler e escrever pequenas histórias e que as partilhava com os colegas de aula, com a professora e com a sua mãe. Na adolescência, a autora desenvolveu a paixão pela poesia, paixão que partilhava apenas com os amigos mais próximos.
Quando iniciou a sua licenciatura em Portugal, a estudante da FFCS deixou em segundo plano a poesia para se focar no ensino superior, mas revela que sempre que podia realizar algum trabalho académico onde era permitida a utilização da sua criatividade para a escrita, agarrava a oportunidade.
Durante a pandemia, Marilina decidiu revisitar a sua paixão e em colaboração com Emeline David, outra autora cabo-verdiana, lançou Emary, um ebook poético completamente gratuito, que veio acompanhado de vários vídeos recitando os poemas desenvolvidos no mesmo. Tendo tido uma resposta extremamente positiva, a mestranda em Comunicação Digital começou a desenvolver o livro "Amar e Poesia".
No dia 28 de Setembro de 2020, a autora enviou o manuscrito para a editora Chiado Books. A estudante da FFCS conta que uma semana depois do envio foi informada de que a sua obra estava de acordo com o catálogo da editora e que teriam o prazer de o publicar. Segundo a autora, a colaboração foi rápida e eficaz.
No dia 27 de janeiro de 2021, Mary Tavares viu o seu sonho realizado ao ter em suas mãos os exemplares do seu novo livro. A autora utiliza a sua criatividade e as ferramentas que desenvolveu no mestrado para a divulgação do seu livro no Instagram e Facebook.
O livro com 234 páginas é composto por quatro capítulos: “Eu e eles” (poesias que falam da sua heterossexualidade, relação com o homem e situações que vivenciou); “Eu e elas” (textos que expressam o ser mulher, a força da mulher e a amizade entre elas); “Eu tu e outros” (aborda as coisas que gosta, como livros e música, mas também o racismo, a sua relação com Deus e um momento de depressão que viveu em Portugal); “Eu e a partida” (a sua partida de Cabo Verde para Portugal em 2012 para concluir a sua formação superior).