Grupo de alunos de Filosofia recupera capela na FFCS

Grupo alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia e Professor Doutor Bruno Nobre recuperam capela, junto à sala da Associação de Estudantes da FFCS, nas instalações da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

A capela, agora aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00, resulta do trabalho de um grupo de 10 alunos que durante o final do 2º semestre do ano passado e o início do 1º semestre deste ano, com algum apoio da tuna feminina da faculdade, as Líricas, grupo que anteriormente utilizava o espaço da capela para fazer os seus ensaios, se juntou e pôs mão à obra. Os esforços estudantis resultam agora num espaço de oração pessoal, que qualquer pessoa da comunidade académica pode utilizar livremente.

A direção da faculdade acolheu com agrado e apoiou totalmente a iniciativa dos alunos, fator que facilitou o processo de recuperação. Os universitários perceberam que a única capela que existia se encontra longe do lugar onde a maioria dos alunos e colaboradores passam o seu dia a dia. Reconhecendo a necessidade de haver um espaço de oração e silêncio. Segundo os alunos envolvidos, este foi o principal motivo para a recuperação da Capela, que já existia, mas não estava a ser utilizada como tal.

Domingos Perloiro, estudante envolvido na reforma, afirma que participar neste projeto está a ser uma experiência muito gratificante. O aluno do segundo ano de Filosofia reforça que o processo ainda não acabou, que haverá sempre coisas a aperfeiçoar para que este espaço fique cada vez melhor para todos os que desejarem usufruir dele. Domingos deixa ainda o desejo de que a partir de agora, muitos alunos e colaboradores possam dar uso e continuem a ajudar a aprimorá-lo.

O grupo de voluntários deixa ainda um agradecimento especial ao Professor Doutor José Lopes, diretor da FFCS, e à direção da faculdade, por todo o apoio e incentivo a levar este projeto para a frente; à Dra. Marta Calçada, representante das Líricas, pela disponibilidade permanente para ajudar; ao CAB (Centro Académico de Braga) que ofereceu várias coisas que possibilitaram a recuperação da capela e ao P. Bráulio Carvalho, aluno do 3º ano de filosofia, que também ofereceu várias coisas para a recuperação.

Pretende-se que passem a existir, assim que a situação pandémica permita, uma missa semanal, uma oração taizé mensal, a celebração semanal da oração de Laudes, algum concerto de música, ou outras atividades lúdicas, "mas o essencial é que cada um possa encontrar neste espaço um local de refúgio e descanso para o coração" - afirma o aluno Domingos Perloiro.