Comunicado: Plano de Reativação Faseada na Católica em Braga

Seguindo as indicações das autoridades de saúde relativas à evolução da COVID-19, a Universidade Católica Portuguesa irá iniciar faseadamente o levantamento das medidas de suspensão de atividades nos seus quatro campi, a partir do dia 11 de maio. Este será um processo gradual, avaliado ao final de cada quinzena, que tem como finalidade apoiar os estudantes na fase de conclusão do ano letivo e ao mesmo tempo preparar o processo de abertura total previsto para o próximo ano.

Tal como comunicado oportunamente, as atividades letivas mantém-se até ao final do ano letivo em modelo remoto através das plataformas ZOOM, TEAMS, MOODLE e BLACKBOARD. Excetuam-se desta situação, as aulas práticas e laboratoriais do Instituto de Ciências da Saúde, da Escola Superior de Biotecnologia, da Faculdade de Medicina Dentária e da Escola das Artes, que reiniciarão atividade presencial de acordo com calendário próprio. Do mesmo modo, retomam-se as atividades de investigação laboratorial, suspensas com a entrada em vigor do estado de emergência.

O processo de levantamento das medidas de restrição nos campi decorre de acordo com o seguinte calendário:

Fase 0 – 4 a 8 de maio - Higienização

Fase I – 11 a 22 de maio – Reposição de serviços mínimos

Fase II – a partir de 22 de maio – Retoma de atividades letivas e não letivas com presença de estudantes*

Todas as informações relativas ao Plano de Reativação devem ser consultadas aqui. Cada unidade académica disponibilizará, nas suas páginas, as indicações relativas à finalização do ano letivo e ao modelo de avaliação final específico a cada Faculdade, Escola ou Instituto*.

A Reitoria agradece o notável trabalho de docentes e serviços de apoio da universidade para garantir a qualidade do serviço prestado aos estudantes e a continuidade da atividade em situação de exceção. Aos estudantes, agradece o contributo para o robustecimento da relação com a comunidade, a defesa da qualidade do ensino e da universidade.

Juntos, saímos mais fortes deste enorme desafio.

A Reitora

*No caso específico do Centro Regional de Braga, em princípio, não haverá atividades letivas até ao final do ano letivo.
*Caberá aos coordenadores de cursos/docentes comunicar aos estudantes as modalidades de avaliação.