Atividade Docente

Alexandra Patrícia Lopes Esteves

Professora Auxiliar convidada com agregação

Publicações

- Esteves, Alexandra, “A presença galega no Alto Minho nos finais do Antigo Regime: entre a marginalidade e a assistência”, in Fernandez Chavez, Manuel F. e Pérez García, Rafael (coords.), Movilidad, interacciones y espácios de oportunidade entre Castilla y Portugal em la Edad Moderna, Sevilha, Universidade de Sevilha, 2019, pp. 119-140.

- Esteves, Alexandra, “Vozes que gritam: Maria Adelaide Coelho da Cunha”, in Eliane Cristina Deckmann Fleck e Mauro Dillmann, O universo letrado da Idade Média: escritoras e escritores portugueses e luso-brasileiros, séculos XVI-XIX, São Leopoldo: Oikos; Editora Unisinos, 2019, pp. 472-494.

- Esteves, Alexandra, “Crime e alienação no Portugal de finais do século XIX e inícios do século XX”, in Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS, Vol. 11 No 21, Janeiro - Junho de 2019, pp. 116-137.

- Esteves, Alexandra, “The spaces, the people and the ways of being at home in the 19th century”, in La Casa. Espacios domesticos. Modos de habitar, Granada, Abada Editores, 2019, pp. 136-142.

Participação em Eventos

- Esteves, Alexandra, “Leisure, culture and sociabilities in the eighteen hundreds urban space”, comunicação integrada no simpósio “The changing city: the agents of transformation in urban space (16th-19th centuries)”, integrado na conferência internacional “The Global City. The Urban condition as a pervasive phenomenon”, organizada pela Universidade de Bolonha e pela AISU, que teve lugar entre os dias 11 e 14 de setembro de 2019, em Bolonha.

- Esteves, Alexandra, organizadora do simpósio “The changing city: the agents of transformation in urban space (16th-19th centuries)”, integrado na conferência internacional “The Global City. The Urban condition as a pervasive phenomenon”, organizada pela Universidade de Bolonha e pela AISU, que teve lugar entre os dias 11 e 14 de setembro de 2019, em Bolonha.

- Esteves, Alexandra, “Entre o crime e a doença: retratos de vidas de galegos no distrito de Viana do Castelo, no século XIX”, comunicação apresentada  no XII Congresso da Associação de Demografia Histórica, que teve lugar na Universidade do Porto, no dia 4 de setembro de 2019.

- Esteves, Alexandra, “Francisco de Paula Rodrigues Alves: o homem, o político e o sanitarista”, comunicação apresentada no V Seminário “Políticas sociais em Perspetiva”, que se realizou na Universidade do Minho, no dia 5 de julho de 2019.

18 de setembro de 2019

Nome

Organizadora do simpósio: Nas margens da sociedade: histórias de loucos e de delinquentes nos dois lados dos Atlântico (séculos XVIII-XIX), no congresso da ABRE, que terá lugar na EHESS, em Paris.

6 de setembro de 2019

Nome Filomena Ponte

2004/2005

Professora Auxiliar

Participação em Eventos

- Apresentação de um Simpósio: “Com(viver) com a diferença”, no XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Membro do Comité Científico), 4-6 de setembro 2019, Corunha.

- Apresentação de um Simpósio: Espaços de Aprendizagem:desafios lúdicos,criativos e construtivos, VII Seminário Internacional (Membro da direção), 9-11 de setembro 2019, Instituto da Educação-Universidade do Minho, Braga

15 de setembro de 2019

Maria José Ferreira Lopes

1990