Celebrações Dia Nacional da UCP

No passado dia 01 de fevereiro, começaram as celebrações do dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, este ano sob o lema “A Ciência ao Serviço do Bem Comum”.

A sessão solene, decorrida em Lisboa, foi presidida pelo magno chanceler da UCP, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e contou com a presença do prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giuseppe Versaldi, que elogiou o papel das universidades católicas no cumprimento da missão da Igreja.

Destaca-se o discurso da reitora, Isabel Capeloa Gil, que evidenciou a “grande qualidade” académica e científica deste projeto “não estatal”.

A professora catedrática da Escola Superior de Biotecnologia, Célia Manaia, proferiu, ainda, a Oração de Sapiência da sessão, que teve como título ‘O triunfo das bactérias: Uma alegoria das ameaças à Casa Comum’.

Durante a sessão solene foi entregue a medalha de ouro ao cónego João Seabra, diretor do Instituto de Direito Canónico e primeiro capelão da UCP, em Lisboa.

O programa incluiu, também, a inauguração da exposição ‘os olhos escutam’, com curadoria de Paulo Pires do Vale, na Galeria Fundação Amélia de Melo.