2º Simpósio de Ciências e Tecnologias da Vida e da Saúde | 30 set

No dia 22 de julho de 2015 teve lugar, no Campus da Palma de Cima, em Lisboa, o 1º Simpósio de Ciências e Tecnologias da Vida e da Saúde, que reuniu mais de uma centena de docentes, investigadores e doutorandos da Universidade Católica (sede, CRPorto, CRBraga, CRViseu), num dia de múltiplos debates cruzados, no fim do qual se concluiu ser decisivo para o trabalho que cada um empreende o conhecimento dos outros e dos trabalhos que estes também desenvolvem.

Quem cultiva o conhecimento nesta ampla área científica – Ciências e Tecnologias da Vida e da Saúde –, área que atravessa, se espraia e congrega tantos e tantos saberes (Ciências Biomédicas, Psicologia, Gestão da Saúde, Filosofia, Enfermagem, Biotecnologia, Medicina Dentária, Bioética…), intuiu, de imediato, o benefício da partilha do conhecimento, a vantagem da sua agregação para a conformação de grandes projetos de investigação, a mais-valia para a modelação de propostas formativas de alcance. Ao mesmo tempo, consciencializou a importância para as oportunidades de financiamento de projetos da criação do Gabinete Creating Health, integrado no Instituto de Ciências da Saúde.

Na sequência deste 1º Simpósio, formaram-se grupos de trabalho com tarefas específicas, agregando docentes, investigadores e doutorandos de toda a universidade – Grupo Saúde Mental e Adolescentes, Grupo Diabetes, Grupo Envelhecimento ativo, Grupo CUBHIT e Grupo Plataformas Móveis.

Chegou o momento de realizar o 2º Simpósio de Ciências e Tecnologias da Vida e da Saúde, que vai ter lugar no dia 30 de setembro de 2016, no Campus da Foz, no Porto.

O objetivo consiste não só em divulgar os resultados dos diferentes grupos de trabalho criados no ano passado, no que pode chamar-se uma rede de investigação intrainstitucional na área das ciências e tecnologias da vida e da saúde, como ainda em identificar e estabelecer estratégias para uma mais consistente investigação conjunta.

Este modo de agir corresponde a uma forma específica de a Universidade Católica Portuguesa institucionalmente se cumprir, inscrita no seu Plano de Desenvolvimento Estratégico 2015-2020. Simultaneamente, permite o estreitar de laços humanos e acrescentar consistência e capacidade de irradiação às tarefas que cada um desenvolve no interior da Universidade.

Toda a informação sobre o simpósio, incluindo programa, local e formulário de inscrição encontra-se em www.saude.porto.ucp.pt/2Simposio-CTVS