Turismo e Património no Brasil | 15 set

A Universidade Católica em Braga recebe, no próximo dia 15 de setembro, terça-feira, às 18h00, o Professor Hernán Venegas Marcelo, investigador brasileiro nas áreas do turismo e do património. A sessão é subordinada ao tema «História do Turismo e do Património no Brasil» e tem lugar no Auditório do Campus Camões, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. A entrada é livre.

Nascido em Santa Clara, Cuba, em 1975, Hernán Venegas Marcelo é professor do Curso de História - América Latina (Bacharelato) e do Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Brasil. Licenciado em História pela Universidade de Havana (Suma Cum Laude, 1998), possui mestrado em Ciências Pedagógicas pela Universidade Pedagógica de Las Villas, Cuba (2002) e mestrado em Gestão Turística pela Universidade de Havana-Universidade de Barcelona (2005). Concluiu o doutoramento em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2011). Hoje em dia desempenha funções de pesquisador colaborador do Laboratório de História do Turismo (HISTUR, UFF), encontrando-se filiado à Associação Nacional de História (ANPUH) e à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Os seus trabalhos têm sido publicados em capítulos de livros e em revistas especializadas de Cuba, Brasil, México e Espanha. Atualmente dedica-se à pesquisa em história do turismo e do património no Brasil e em países do Sul da América.

Esta iniciativa decorre no âmbito das formações de mestrado em Turismo e em Património Cultural e Religioso, disponíveis na Faculdade e cujas candidaturas já se encontram abertas. O Mestrado em Turismo destina-se a todos que estejam interessados em obter conhecimentos e ferramentas para o desenvolvimento de funções na área do Turismo e possui duas áreas de especialização: Gestão e Administração em Turismo e Turismo Cultural e Religioso. Por sua vez, o Mestrado em Património Cultural e Religioso pretende afirmar-se como espaço de investigação e debate sobre temáticas relacionadas com o património material e imaterial, sobretudo da região norte do país, com vista a preservar o património religioso, dada a importância histórica e económica do seu legado cultural e espiritual.