Dissertação da UCP Braga vence Prémio Paulus

Pedro Miguel Mendes de Sousa, aluno da Faculdade de Teologia do Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, venceu o Prémio Paulus, Edição 2019, com a obra «O sofrimento de Deus. Uma leitura sistemática a partir do Evangelho de João».
A dissertação, orientada pelo Professor Doutor João Alberto Sousa Correiaque, resulta da investigação feita para o Mestrado Integrado em Teologia.
Pedro Miguel Mendes de Sousa, antigo líder associativo da AEFTB, é natural da freguesia Ronfe, onde nasceu em 1995. Entrou em 2008 para o Seminário Arquidiocesano de Braga. Em 2013, deu início ao seu percurso académico na UCP Braga, onde se dedicou ao estudo e participou na Revista Cenáculo. Em 2018, terminou o curso de Mestrado Integrado em Teologia. A 12 de Maio, deste ano, foi ordenado diácono, na Arquidiocese de Braga. Actualmente, realiza o estágio pastoral nas paróquias de S. Martinho de Brufe e Sto. Adrião, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
Na obra, o autor reflete acerca da plausibilidade da afirmação do sofrimento de Deus, seguindo atentamente o pensamento do teólogo francês François Varillon.
O Prémio Paulus de Edição é uma iniciativa da Paulus Editora e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã em português, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores.
O texto vencedor deste ano será publicado brevemente e distribuído por todas as livrarias nacionais.