Variações Teológicas sobre a Semana Santa

Semana de Estudos Teológicos

24 a 28 de Abril de 2018 | Auditório Vita

A Semana de Estudos Teológicos este ano irá ao encontro das celebrações da semana Santa de Braga. Como tradição secular, a Semana Santa teve origem religiosa e gerou ao longo dos de todos estes anos sinergias que em muito ultrapassam este pequeno espaço geográfico.

A Faculdade de Teologia deu o mote a este encontro, considerando que “dentro deste quadro que nos situamos, ao falarmos da Semana Santa em Braga como um acontecimento religioso, tem implicações nos diversos setores da nossa sociedade.”

A inscrição e participação serão gratuitas, mas, caso queira o certificado de formação para o grupo de recrutamento 290 (EMRC), este terá um custo de 15€. Poderá fazer a inscrição na Secretaria da Faculdade de Teologia de Braga, situada na Rua de Camões, através do telefone 253 206 114 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Poderá também optar pela inscrição através do seguinte formulário: https://goo.gl/forms/PuIpb5WYP4VFaeUj2

Programa:

24/04 [21h15] – Os cerimoniais público(-privados) e as solenidades da Semana Santa de Braga

- Dr. Rui Ferreira, Universidade do Minho/Câmara Municipal de Braga

25/04 [21h15] –A liturgia da Semana Santa: Textos e Ritos da Semana Santa

- Prof. Doutor Joaquim Félix, CITER, Faculdade de Teologia - UCP

26/04 [21h15] –Semana Santa: Turismo e Hospitalidade

- Prof. Doutor João Manuel Duque, CITER, Faculdade de Teologia - UCP

27/04 [21h15] –Semana Santa: emoção e sentidosUma abordagem antropológica

- Prof. Doutora Maria Clara Ferreira de Almeida Saraiva, CEC- Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras-Universidade de Lisboa (FLUL-UL)

28/04  [09h30] – Roteiro Histórico da Semana Santa de Braga

- Dr. Rui Ferreira, Universidade do Minho/Câmara Municipal de Braga

Com esta visita guiada dá-se a conhecer a história dos principais cerimoniais públicos que têm lugar durante a Semana Santa de Braga, nomeadamente as grandes procissões. Com início na a igreja do Pópulo, um dos lugares marcantes das tradições quaresmais bracarenses, o percurso conta com algumas etapas nos templos vinculados às Irmandades de Santa Cruz e da Misericórdia. A visita guiada conta ainda com passagens pelos Congregados, onde se desenvolveu a devoção às Dores de Nossa Senhora, e pela igreja de S. Victor, local onde nasceu a procissão da Senhora das Angústias.  Ao longo do percurso serão ainda recordados alguns factos e personagens que se tornaram relevantes ao longo do tempo naquele que é um dos mais celebrados momentos da comunidade bracarense.