Dia Mundial da Filosofia 2014

A Faculdade de Filosofia da Católica Braga recebeu cerca de 350 alunos de várias escolas secundárias da região, numa ação que teve como objetivo despertar nos mais jovens a atenção para a área da Filosofia, comemorando assim o Dia Mundial da Filosofia 2014, que aconteceu no dia 20 de novembro de 2014. Trata-se de uma iniciativa promovida pela UNESCO, assente anualmente na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Dessa forma, foi possível dar a conhecer a estes alunos a Faculdade, a sua história e os cursos disponíveis para quem procurasse o ensino universitário após a conclusão do secundário.

Houve espaço para escutar testemunhos de alunos e ex-alunos da Licenciatura em Filosofia, visitar as instalações e ainda assistir a uma palestra sobre «Liberdade de Escolha», pelo professor Artur Galvão.

Carlos Morais, coordenador da Licenciatura em Filosofia, defendeu que, atualmente, é cada vez mais necessário que os jovens desenvolvam uma formação integral, que lhes permita ter uma perspetiva crítica sobre os problemas da sociedade, devendo aí a Filosofia atuar como um «alicerce formador». No fundo, «todos os grandes problemas dos jovens são problemas de Filosofia».

O ensino de Filosofia através da Faculdade teve início há 72 anos, uma responsabilidade histórica que já se tornou uma referência nacional e internacional da qual a instituição tem consciência e pretende continuar a assumir, procurando recuperar o interesse perdido pelo estudo da disciplina.

Face ao sucesso da iniciativa, a organização prevê desde logo uma repetição para o próximo ano.

Estão disponíveis para visionamento público as reportagens da Comemoração do Dia Mundial da Filosofia, através do blog do curso de Licenciatura em Filosofia, no endereço http://filofacfil.blogspot.pt