Aluno da Católica vencedor do Prémio Paulus 2015

Renato Filipe da Silva Oliveira, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga, é o vencedor do Prémio PAULUS de Edição 2015. A dissertação Os milagres como Evangelho – Sentido teológico dos milagres de Jesus, orientada pelo Professor João Duque, foi a escolhida pelo júri.

O vencedor tem 24 anos e foi ordenado presbítero em julho deste ano na diocese de Viana do Castelo, de onde é natural. Atualmente pertence à equipa formadora do Seminário Diocesano de Viana do Castelo, é membro do Secretariado Diocesano de Comunicação Social e do Secretariado Diocesano de Liturgia e professor no Colégio do Minho.

O autor recebeu o anúncio do prémio com grande alegria, «pelo valor que tem o Prémio PAULUS de Edição e pela alegria de ver a obra publicada». Renato Filipe da Silva Oliveira realça que esta é uma forma de valorizar a Teologia feita em Portugal e deseja que o seu trabalho possa ajudar as pessoas a olhar com maior compreensão para o conceito de milagre. «No âmbito da Teologia, um trabalho académico tem de ser pastoral, tem de chegar às comunidades cristãs. E esta dissertação tem um grande alcance pastoral», refere o vencedor. Para o sacerdote da diocese de Viana do Castelo, «hoje não se consegue fazer um bom trabalho pastoral sem saber as razões da nossa fé» e este livro procura ser uma ajuda neste sentido, apresentando a visão atual da conceção dos milagres.

O Pe. José Carlos Nunes, diretor editorial da PAULUS Editora, partilha desta visão e salienta que «a obra vencedora deste ano é interessante no sentido que é muito válida do ponto de vista académico, mas também do ponto de vista editorial, uma vez que é um tema pertinente e atual, porque os milagres de Jesus, não só no Evangelho mas também na vida presente, são uma forte expressão de fé em Jesus Cristo». Para o sacerdote paulista, «o autor aborda este tema de forma muito séria mas também acessível a todas as pessoas numa dupla perspetiva, bíblica e pastoral».

Ao anunciar o premiado deste ano, a PAULUS Editora abre as candidaturas para o Prémio PAULUS de Edição 2016. O diretor-geral da PAULUS Editora, Pe. Rui Tereso, afirma que «as expectativas são muito boas, devido à grande participação nas edições anteriores», e deseja que a divulgação do vencedor do prémio de 2015 e a publicação da sua obra possa atrair e despertar mais interesse por parte dos estudantes e das universidades.

O lançamento do livro Os milagres como Evangelho será no dia 17 de dezembro pelas 21h00 na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. A apresentação da obra está ao cuidado do Professor João Duque.

O Prémio PAULUS de Edição é uma iniciativa da PAULUS Editora, e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã nacional, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores. As obras concorrentes devem ser inéditas e os candidatos podem enviar os seus trabalhos para a PAULUS Editora até 31 de maio. O regulamento completo está disponível em http://paulus.pt/premio-paulus-edicao